Renault Captur Forums banner

Códigos de falha sem EML

10K views 7 replies 4 participants last post by  Alain blin  
#1 ·
Olá a todos, sou novo neste grupo. A minha mãe tem um Renault Captur. Estava a usar a minha ferramenta de diagnóstico Carly no Captur 0.9l tce da minha mãe para ver se havia algum código de falha, apareceram 17 códigos. Limpei-os e 11 voltaram imediatamente. Não sou bom com códigos de falha, mas o código principal dizia "circuito da sonda lambda: circuito aberto" DTC224413. Alguém sabe o que isto pode significar? O sensor lambda está a avariar?

É confuso, pois dá-me uma lista de potenciais códigos de falha, e agora estou preocupado que o carro não seja seguro para a minha mãe conduzir. Vai ter a inspeção em breve, por isso presumo que tudo vai aparecer lá, mas qualquer ajuda é apreciada!

#2 ·
Se o EML não estiver a aparecer, provavelmente não há nada com que se preocupar. Carly listou o DTC como "sério" ou "não sério"? Não reconheço o código, mas pode tentar isto (uma falha lambda levaria a códigos de emissão, EML e problemas de desempenho)...

Ligue a ignição, ligue o veículo e deixe-o em marcha lenta por pelo menos 30 segundos.
Em seguida, conduza o veículo por pelo menos cinco minutos a mais de 40 km/h.
Finalmente, deixe o veículo em marcha lenta por pelo menos 30 segundos antes de o desligar. Todo o ciclo de condução deve demorar pelo menos 10 minutos e sem desligar ou ligar a ignição durante o teste.
Este padrão de condução deve permitir que o computador limpe qualquer código permanente, se o problema estiver resolvido e não recorrente.

Certos códigos DTC são especificados como permanentes e não podem ser limpos pelas suas ferramentas de digitalização. Eles precisam de um ciclo de funcionamento especificado (acima) para demonstrar à ECU que o problema desapareceu.

#3 ·
Se o EML não estiver aparecendo, provavelmente não há com o que se preocupar. Carly listou o DTC como "sério" ou "não sério"? Eu não reconheço o código, mas você pode tentar isso (uma falha lambda levaria a códigos de emissão, EML e problemas de desempenho)...

Ligue a ignição, dê a partida no veículo e deixe-o em marcha lenta por pelo menos 30 segundos.
Em seguida, dirija o veículo por pelo menos cinco minutos a mais de 25 mph.
Finalmente, deixe o veículo em marcha lenta por pelo menos 30 segundos antes de desligá-lo. Todo o ciclo de condução deve levar pelo menos 10 minutos e sem desligar ou ligar a ignição durante o teste.
Este padrão de condução deve permitir que o computador limpe qualquer código permanente, se o problema for corrigido e não recorrente.
Carly listou como "cuidado", eu tentei limpar, mas voltou imediatamente, então vou tentar o acima para ver se isso ajuda.
Parece que não há com o que se preocupar, apenas estranho que eu tenha limpado e voltou.

#7 ·
Com base no facto de que a maioria dos concessionários (e não apenas a Renault) não faz uma verificação de código de falha quando faz uma revisão, se nenhuma luz de aviso estiver acesa, não há muito com que se preocupar. Fiquei bastante espantado ao descobrir isso há apenas alguns anos; sei que eles gostariam de lhe cobrar uma hora de trabalho para fazer uma verificação de diagnóstico, mas se algo estivesse errado, eles o relatariam e sugeririam que você pagasse pelo trabalho de reparo a ser realizado.